quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Sono depois do almoço

Você sai para almoçar com os colegas do trabalho, faz a sua refeição habitual e, quando retorna ao expediente sente como se estivesse sendo regido por Morfeu, o Deus do sono. Em outras palavras, não há quem não queira dar uma cochiladinha depois do almoço. Mas você já pensou no motivo que nos leva a sentir essa preguiça? Nossa equipe pesquisou e vai contar tudo no post de hoje.
Uma das razões se dá pelas reações químicas que ocorrem no corpo humano no momento da digestão. Isso porque o estômago precisa de água e gás carbônico para formar o àcido carbônico, que reage com o ácido clorídrico – formando o suco gástrico.
Essa reação faz com que haja um aumeno na quantidade de bicarbonato do sangue – tornando-o mais ácido. Quando o sangue com maior quantidade de ácido chega ao sistema nervoso central, acarreta diminuição no trabalho em funções como concentração e força dos músculos, o que provoca uma sensação momentânea de sono.
Outro fator é que durante o processo de digestão do alimento, concentra-se no estômago e nos intestinos. Esse fato faz com que o sistema nervoso passa a ser menos irrigado e diminua sua atividade pela diminuição de oxigênio.
Pelo jeito, não existe uma solução para o soninho depois do almoço, só nos resta torcer para que o direito à sesta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário